TECNOLOGIA
A Microsoft lançou uma atualização que está gerando umas série de discussões e polêmicas:
Uma nova versão do Planner, chamada de Planner Premium. E com essa novidade, muita gente ficou em dúvida:
Então, vou te explicar tudo sobre o Planner Premium, suas funcionalidades, planos e até algumas limitações importantes para você tomar a melhor decisão para sua equipe e seus projetos!
O Planner Premium não é um aplicativo totalmente novo, mas sim uma evolução e integração do velho Microsoft Planner. Ele traz funcionalidades mais avançadas, especialmente desenhadas para equipes maiores e para a gestão de projetos mais complexos.
A grande diferença é que o Planner Premium combina o melhor de três mundos dentro do ecossistema Microsoft 365:
Planner tradicional (quadros Kanban, cartões, tarefas)
Microsoft Project (ferramenta de gestão de projetos mais avançada)
Copilot, a IA da Microsoft 365.
Mas é importante notar que o Planner tradicional continua existindo e funcionando normalmente. O Premium é uma opção de evolução, não de substituição!
O Planner Premium mantém a mesma estrutura e organização do Planner tradicional, como os quadros Kanban, buckets, cartões com prazos e responsáveis.
Mas por ser uma versão “premium”, vários novos recursos foram adicionados. Por exemplo, a Microsoft trouxe para dentro do Planner vários recursos que tínhamos lá no Microsoft Project, como:
Linha do Tempo (Gráfico de Gantt): Garantindo que você tenha uma estrutura de continuidade nos seus projetos, onde só pode começar uma tarefa depois que a anterior for concluída.
Campos Personalizáveis: Um dos recursos mais pedidos por alunos e clientes, agora, com a versão Premium, você consegue criar seus próprios campos de forma personalizada, adaptando o Planner exatamente às necessidades do seu processo.
Funções de Portfólio de Projetos: O Premium permite gerenciar portfólios de projetos, trazendo informações e progresso de várias iniciativas.
Análise de Carga de Trabalho: O recurso de carga de trabalho por membro te dá uma visão clara do time, para que ninguém esteja sobrecarregado ou ocioso.
Integração com Copilot: A inteligência artificial da Microsoft 365 agora se une ao Planner, oferecendo insights, sugestões e automações inteligentes para suas tarefas.
Para você que tem equipes maiores, projetos complexos que exigem dependências, linhas do tempo detalhadas e uma visão mais robusta do portfólio de projetos, o Premium vai te ajudar muito!
Apesar de todas as novidades, é crucial manter os pés no chão e estar ciente de algumas mudanças que podem impactar quem usa o Planner de formas específicas:
Integração com Outlook e SharePoint: Se você utiliza o Planner integrado nativamente com o Outlook ou com o SharePoint, saiba que essa integração já não é mais nativa entre essas ferramentas.
No entanto, essa limitação pode ser contornada usando o Power Automate! Você pode criar fluxos para reconectar o Planner com o Outlook ou SharePoint, embora exija uma configuração extra.
O Planner Premium, com todos os seus novos recursos de gestão de projetos, visibilidade de dados e inteligência artificial, se tornou uma ferramenta ainda mais completa para empresas que buscam eficiência e padronização.
Uma ferramenta que já era muito boa para gerenciamento de tarefas ganhou vários recursos que vão levar sua gestão de projetos para outro nível! Mas é claro que não adianta ter vários recursos e não saber dominá-los. Por isso o time aqui da Squadhub preparou uma formação completa em Planner Premium para você!
Se você acha que faz sentido trazer o Planner na versão tradicional ou Premium para sua equipe, confira nossa formação completa em Microsoft Planner.
🔗 Formação em Microsoft Planner
Aprenda a estruturar e organizar essa ferramenta para o seu dia a dia, desde o básico até os recursos avançados e as integrações.
Essa nova ferramenta vai mudar sua forma de gestão!
Se esse conteúdo te ajudou:
Valeu e até a próxima.